domingo, 2 de agosto de 2009

Brincadeiras para Quebrar - Gelo


1- AFINIDADES

Escreva em pedaços de papel e coloque em duas caixas as sugestões abaixo. Os papéis com a primeira parte coloque numa caixa e os outros com a segunda parte noutra caixa.1. Partes de títulos de hinos ou coros. Exemplo: tenho gozo, Gozo – Em meu coração.

2. Nestes objetos que são usados em pares, como: garfo- colher; raquete – bola;.

3. Nomes de Estados para os rapazes e capitais para as moças.
4. Personagens célebres. Num papel deve ser escrito o nome do personagem e no outro o motivo por que é famoso. Ex. Thomás Edson- Inventor da Lâmpada.
5. Versículos bíblicos cortados pela metade .

6. Personagens bíblicos que são mencionados juntos. Ex. Davi-Jônatas.Peça aos rapazes que tirem um papel da primeira caixa, e às moças da segunda. Após, cada um procurará formar seu par correspondente ao papel que retirou.

2- HOMENS DA BÍBLIA E SUAS ESPOSAS

Há diversas maneiras de proceder neste jogo. Talvez a mais acertada seja a seguinte: Os nomes dos personagens bíblicos, como também os de suas esposas, serão escritos separadamente em tiras de papel. Estas serão distribuídas entre os presentes e cada um procurará o nome que corresponda ao que lhe foi entregue.Quando todos tiverem encontrado os respectivos nomes, leiam-se os nomes de cada personagem com sua esposas verificando a exatidão pela lista original. A seguir a lista sugestiva:

Esposo (para rapazes) Esposa (para moça)

Adão Eva José Azenate (filha de Potífera)

Isaque Rebeca Moisés Zípora (filha de Jetro)

José Maria Elcana Ana

Sansão Dalila Félix Drusila

Boaz Rute Ananias Milca

Lapidote Débora Acabe Jezabel

Äquila Priscila Elimeleque Noemi

Davi Mical Nabal Abigail
Herodes Herodias Zacarias Izabel
Assuero Vasti Urias Bate-Seba
braão Sara Jacó Raquel

3- NOMES E SOBRENOMESA atividade é própria para o primeiro encontro do grupo. Reuna os participantes em círculo e inicie dando o seu nomes, seguindo de um adjetsivo que comece com a letra do nomes e de alguma forma descreva a sua pessoa (p. Ex: Fernando feliz, Cristina criativa, Bernando bonito, etc) . A pessoa ao lado repete o seu “ nomes e sobrenome” e acrescenta o dela.

A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tendo que lembrar o “nome e sobrenome” daqueles que antecederam, para depois acrescentar o seu próprio.

BRINCADEIRAS PARA ENVOLVER UMA PARTE DO GRUPO

4- MELHOR OBSERVADOR

Escolhe-se um indivíduo ou divide-se o grupo para adivinhar qual modificação feita no outro, devendo para tanto se ausentar do local enquanto a modificação é feita. Antes da saída, deve haver um período de observação, em seguida, a separação, durante a qual haverá modificação e, na volta, um minuto para descobrir a modificação com, pelo menos, duas chances. A modificação pode ser na posição dos indivíduos, nas roupas, nos sapatos, na fisionomia, e objetos, etc.

5- CAIXINHA DE FÓSFOROS

Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo. Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar um palito de fósforos e acendê-lo.O Primeiro que conseguir será o vencedor.

6- ESTOURO DE BALÕES

Escolhe-se uns oito a dez voluntários e todos recebem um balão de ar atado ao tornozelo. Cada um deverá cuidar do e ao mesmo tempo tentar estourar o balão do outro com os pés.Será vitorioso aquele que conseguir estourar o balão dos adversários e permanecer com o seu inteiro.Variação: A brincadeira também pode ser realizada com todo o grupo de participantes.
7- DESAFIO AOS TAGARELAS

Você dá o assunto: sua opinião dos filhos, do marido, da cidade, de se fazer piquenique, de pintar a igreja de amarelo, de ir à igreja às 7 horas a manhã , etc. A pessoa escolhida para falar deve começar dizendo todas as coisas boas, as vantagens e por que gosta, etc.Então o líder toca uma campainha e sem interromper a sentença, a mesma pessoa passa a falar tudo de mal que pode dizer sobre o mesmo assunto. Às vezes toca no meio da sentença. Dá as desvantagens por que não gosta, etc.A campainha toca novamente e a sentença começada tem que mudar para um elogio, ao invés de dizer tudo de negativo para positivo, ao novo toque vice-versa. Depois outra pessoa, experimenta falar. Dá certo e é super divertido ouvir. Pode haver uma bronca para resolver qual o candidato vencedor.Talvez seja possível usar este método para apresentar um assunto mais sério que precisa ser ventilado. Da brincadeira inicial, que apresentaria as vantagens e desvantagens, poderia passar-se à consideração desapaixonada e à votação ( sobre cor de pintura, compra de terreno, etc.)BRINCADEIRAS PARA ENVOLVER TODO O GRUPO

8- CAIXINHAS DE SURPRESAS

Deve ser preparada uma caixa com tarefas, as mais engraçadas possíveis. Em seguida, coloca-se os participantes do grupo sentados no círculo. A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que para subitamente. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, em que a música pára, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa que estiver eScrita. Exemplos de tarefas: Imitar um cavalo ou outro animal, fazer uma declaração de amor, falar sobre algum assunto esquisito, dar uma risada forçada, etc. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.

9- PENSAR NO ABCOs
Participantes formam um círculo. A brincadeira inicia nomeando, um a um, seguindo o círculo, em ordem alfabética, o nome de um país. Assim, por exemplo:Argentina, Brasil, Chile, etc. Sai quem não souber continuar.10- QUEM ENTREGA PRIMEIROForma-se 02 Grupos um à direita e outro à esquerda do animador. Ele se coloca de costas para o grupo e pede objetos como: sapato preto, aliança, óculos, paletó, etc. Vence a equipe que primeiro alcançar ao animador o objeto perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário